Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Talco Cardoso preso na cadeia que ficava atrás da Prefeitura


Talco Cardoso, considerado durante muito tempo, o homem mais valente da fronteira Oeste. Uma vez fez parar o trem Minuano no meio do campo para pegar um cavalo. Foi morto pelas costas por Jorge Locatelli, seu companheiro de roubo de gado, em 1955.

3 comentários:

  1. O Talco não cheguei a conhecer, ele foi morto 25 dias antes de eu nascer. Mas, conhecí um irmão dele, o Osvaldo que era carreirista e cuidava cavalos lá na antiga cancha de carreiras que tinha o partido nos fundos do afamado bolicho do Branco (Darci Lópes)onde em novembro de 1948 o Talco e o castelhano Anselmo deram combate a um enorme contingente da polícia. Esse combate ganhou notoriedade em todo o RS na época pois foi noticiado pelos jornais da capital. Foi considerado no tempo como uma versão gaucha do famoso combate do OK Corral em Tombstone nos Estados Unidos. Essa foto aí, dal qual já tiraram muitas cópias me foi doada pela a irmã do Talco nos anos 90, a dona Gení Alves Gasso em Rosário do Sul e recentemente falecida.

    ResponderExcluir
  2. Conheço a esposa do Sr. Talco Cardoso,Dona Zoé de M. Cardoso, com 88 anos e bem lúcida e residente em Porto Alegre...escuto as histórias sempre que tenho oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Olá, li um pouco sobre a história que colocaste de Talco e Jorge.
    Jorge Locatelli era irmão de minha mãe, e a muitos anos sumiu e nunca mais deu notícias, pode me dizer se sabe mais sobre Jorge???
    Agradeço.
    Ediana Locatelli Maróstica?
    pretamarostica@net11.com.br

    ResponderExcluir