Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Uma pequena homenagem aos artistas da terra "Os Intocáveis"

 Uma história sem fim...
  Nina Bernardes
Os Intocáveis” iniciaram suas atividades em 1965, com o nome de “Álamo” tendo, à época, a seguinte formação: Homero (guitarra), Osíris Braga (bateria) Ísis Braga (piano), Alvarim (sax), Valdenei (contrabaixo) e Dario Arcênio “DARC” (ritmo). Mais tarde foi admitido o guitarrista Carvalho e o tecladista Valmor e atualmente conta ainda com a participação em suas apresentações do prof. Jorge Prado (Magrão) na guitarra de apoio.
Os Intocáveis” era empresariado por Valdenei Soares e dissolveu-se em meados dos anos 70.
Suas apresentações no final da década de 60 começaram a se multiplicar tendo percorrido as principais cidades da fronteira oeste: Livramento, Dom Pedrito, Alegrete, Cacequi, Santiago, etc.
         A consagração internacional veio após as apresentações no Club Uruguay e na TV Canal 10 de Rivera. Em setembro de 1969, o conjunto participou de um concurso em Rosário do Sul, tendo conseguido o 1º lugar que lhe valeu um brilhante troféu que até hoje é guardado com muito carinho e orgulho.
Os ensaios ocorriam na antiga “Casa Braga” esquina das ruas Riachuelo com Canabarro). O dinheiro ganho com as apresetações era investido na compra de instrumentos musicais. As viagens feitas em uma Kombi, foram marcadas de histórias e boas lembranças. No veículo era colado o nome do conjunto com fita isolante; era a forma de chamar a atenção por onde o grupo passava durante as viagens, onde a música, brincadeiras e descontração eram incessantes.
Atualmente Isis e Osíris Braga residem em Santa Maria, José Eugenio Carvalho em Tapejara, Valdenei Soares em Pelotas e o Homero, Dario, Valmor e Magrão em Rosário do Sul.
Após 37 anos de terem sido “desligados” os amplificadores, o grupo de reuniu em janeiro de 2009 em um baile beneficente. O conjunto “Os Intocáveis” teve um período de duração de apenas 5 anos, mas deixou lembranças e momentos marcados na história rosariense, além de outras cidades que os receberam.
O curto período de vida não significou um curto período de histórias e após 37 anos de “pausa”, ele voltou com grande ânimo de praticar aquilo que durante 5 anos foi o combustível de suas vidas.
Osíris, o baterista, costuma usar uma frase que resume “Os Intocáveis” no fenômeno que foi e que no domingo, de 11 de outubro de 2009, mais uma vez um numeroso público foi prestigiar: costumo dizer sem falsa modéstia, uma frase de Fernando Pessoa que resume nossa carreira: O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas sim na intensidade em que acontecem”...
                  Fonte: Texto publicado no Jornal “A GAZETA” de Rosário do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário